O Custo da Complacência: Vantagens Comparativas e a Armadilha do Baixo Valor Adicionado

A teoria das vantagens comparativas, formulada por David Ricardo no século XIX, é um dos pilares do comércio internacional. Ela sustenta que países se beneficiam ao se especializarem na produção dos bens nos quais são relativamente mais eficientes. No entanto, quando essa especialização ocorre em produtos de baixo valor adicionado — como commodities agrícolas ou minerais —, pode criar uma armadilha de complacência. O país se acomoda no curto prazo com os ganhos advindos dessa especialização, mas negligencia o investimento necessário para avançar na complexidade tecnológica e industrial. A longo prazo, isso compromete sua capacidade de gerar empregos qualificados, diversificar a economia e sustentar o crescimento.

O problema se agrava quando essa especialização ocorre em um contexto de abundância de recursos naturais ou mão de obra barata, o que reforça artificialmente a vantagem comparativa inicial. Países ricos em recursos ou com custos baixos de produção podem se tornar excessivamente dependentes de setores primários, negligenciando políticas públicas voltadas à inovação, à capacitação de mão de obra e ao fortalecimento da indústria de transformação. Essa dependência gera um ciclo vicioso: a receita obtida com exportações primárias financia o consumo de bens importados mais sofisticados, mas não cria as bases produtivas internas para fabricá-los.

Além disso, as vantagens comparativas em setores de baixo valor adicionado tendem a ser estáticas, enquanto os países que sobem a escada tecnológica — mesmo sem vantagens iniciais — podem conquistar ganhos dinâmicos por meio de aprendizado, economias de escala e externalidades positivas da industrialização. A Coreia do Sul, por exemplo, não possuía nenhuma vantagem comparativa natural em eletrônicos ou automóveis na década de 1960, mas optou por construir capacidades produtivas nesses setores. Hoje, exporta bens complexos e lidera cadeias globais de valor, colhendo benefícios duradouros em termos de produtividade, inovação e renda per capita.

Ao contrário, países que se conformam com sua posição inicial no comércio global permanecem vulneráveis às oscilações de preços das commodities, aos limites de escala e à instabilidade dos mercados externos. Pior: perdem a chance de acumular conhecimento tecnológico e institucional que só vem com a tentativa deliberada de diversificar e sofisticar a estrutura produtiva. Essa miopia estratégica inibe a criação de empregos qualificados e perpetua desigualdades internas, já que os ganhos das exportações de commodities tendem a se concentrar em poucos setores e regiões.

Portanto, a busca por maior valor adicionado não nega a teoria das vantagens comparativas, mas propõe reinterpretá-la de forma dinâmica. Em vez de aceitar passivamente uma posição periférica na divisão internacional do trabalho, um país pode investir em educação, ciência, infraestrutura e política industrial para construir novas vantagens — mesmo que inicialmente custosas. A mudança de trajetória requer coragem política e visão de longo prazo, pois os frutos dessas transformações só amadurecem com o tempo.

Em suma, o problema não está em ter vantagens comparativas em produtos simples, mas em se acomodar nelas. A história econômica mostra que o desenvolvimento sustentável depende da capacidade de transformar a estrutura produtiva, enfrentar riscos e buscar autonomia tecnológica. Países que fizeram esse esforço colhem os benefícios hoje. Os que se acomodaram, em geral, seguem presos à armadilha dos produtos baratos e da renda estagnada.

Deixe uma resposta