A construção dos polos petroquímicos no Brasil é um dos exemplos mais claros de desenvolvimento liderado pelo Estado no século XX. Longe de ser fruto de decisões espontâneas de mercado, a formação desse setor estratégico resultou de planejamento público, coordenação institucional e grandes investimentos estatais, sobretudo a partir das décadas de 1960 e 1970.
O ponto de partida foi a criação da Petrobras em 1953, que consolidou o controle nacional sobre a exploração, refino e distribuição de petróleo. Mais do que garantir abastecimento energético, a estatal se tornou a base para o desenvolvimento de uma indústria petroquímica integrada, ao fornecer insumos essenciais como nafta e gás natural.
A estratégia ganhou forma durante o regime militar, quando o governo brasileiro decidiu estruturar um setor petroquímico moderno, inspirado em modelos internacionais, mas adaptado às condições nacionais. A ideia era clara: transformar o petróleo em uma ampla gama de produtos industriais — plásticos, fertilizantes, fibras sintéticas — capazes de impulsionar a industrialização e reduzir a dependência externa.
Nesse contexto, surgiu o chamado “modelo tripartite”, uma solução institucional tipicamente brasileira. Nele, cada empreendimento petroquímico combinava três tipos de capital: estatal (principalmente via Petrobras e o BNDES), privado nacional e empresas estrangeiras detentoras de tecnologia. O Estado coordenava, financiava e, muitas vezes, liderava os projetos, enquanto o capital privado e o know-how internacional completavam a equação.
O primeiro grande marco foi o Polo Petroquímico de Capuava, em Mauá (SP), inaugurado nos anos 1970. Em seguida, vieram projetos ainda mais ambiciosos, como o Polo de Camaçari, na Bahia, e o Polo de Triunfo, no Rio Grande do Sul. Esses polos foram concebidos como complexos industriais integrados, nos quais diversas empresas operavam de forma articulada, compartilhando insumos, infraestrutura e logística.
O Polo de Camaçari, inaugurado em 1978, tornou-se o maior da América Latina e simbolizou o auge da estratégia estatal. Localizado na Bahia, ele foi pensado não apenas como um projeto industrial, mas como um vetor de desenvolvimento regional, levando infraestrutura, empregos qualificados e encadeamentos produtivos para o Nordeste.
Já o Polo de Triunfo, no Rio Grande do Sul, inaugurado nos anos 1980, reforçou a lógica de interiorização e diversificação industrial. Em todos esses casos, o Estado atuou como planejador de longo prazo, articulador de interesses e financiador de alto risco — funções que o setor privado, isoladamente, dificilmente assumiria.
O BNDES teve papel central ao prover crédito de longo prazo e condições financeiras compatíveis com investimentos intensivos em capital. Sem esse suporte, a construção dos polos petroquímicos seria inviável, dado o elevado custo inicial e o longo período de maturação dos projetos.
A partir dos anos 1990, com a abertura econômica e as privatizações, o modelo original foi gradualmente transformado. A participação direta do Estado diminuiu, e houve consolidação empresarial, culminando na formação de grandes grupos privados, como a Braskem. Ainda assim, a infraestrutura, a base produtiva e a capacitação tecnológica acumuladas nas décadas anteriores permaneceram como legado do ciclo estatal.
Hoje, a indústria petroquímica brasileira enfrenta novos desafios, como a concorrência internacional, a volatilidade dos preços do petróleo e a transição energética. No entanto, sua existência e relevância continuam sendo resultado direto de uma estratégia deliberada de desenvolvimento.
A história dos polos petroquímicos no Brasil revela, portanto, uma lição recorrente: setores complexos, intensivos em tecnologia e capital não emergem espontaneamente. Eles são construídos — e, no caso brasileiro, foram construídos pelo Estado.


Meu pai José Maria Coelho Jardim foi um destes trabalhadores. Se formou em química industrial na Universidade Federal do Paraná e pós graduação no Instituto Frances de Petróleo. Ao voltar para o Brasil foi trabalhar em Manaus, na empresa, que depois foi estatizada pela Petrobras. Ao voltar para São Paulo trabalhou na Estireno e finalizou sua carreira na Copebrás. O que eu achei estranho no s artigo e não ter sido mencionado o Polo Petroquímico de Cubatão, provavelmente por ter dimensões menores que os Polos citados por você.