*escrito com Gustavo Pauro
O Brasil é, sem nenhum exagero, a maior potência do planeta em eucalipto. Temos as maiores produtividades florestais do mundo, décadas de melhoramento genético acumulado, clones de ponta e uma indústria de celulose que dita preços globais. Diante desse currículo, soa quase implausível a afirmação: existe um eucalipto — talvez o mais valioso de todos em termos farmacêuticos — que o país simplesmente nunca conseguiu produzir em escala. Ele se chama Eucalyptus globulus, o eucalipto-azul ou eucalipto-da-Tasmânia. E a razão de ele nos escapar tem menos a ver com árvores do que com aquilo que a economia da complexidade chama de capacidades.
A árvore da farmácia
O globulus é a fonte por excelência do cineol — o 1,8-eucaliptol de grau farmacêutico. É o composto que dá o cheiro e a ação àquilo que a maioria das pessoas associa ao “eucalipto”: pastilhas para tosse, xaropes expectorantes, pomadas para dor muscular, inalantes. Suas folhas concentram entre 70% e 85% de cineol, um teor notavelmente alto. Para efeito de comparação, a Corymbia citriodora — que o Brasil domina e usa em perfumaria — fica em torno de 55%, mas de um composto totalmente diferente, o citronelal. São mercados distintos, capacidades distintas, moléculas distintas.
Fora da farmácia, o globulus ainda é referência mundial em celulose de fibra curta de altíssima qualidade. É a espécie-base da indústria de papel de Portugal, Espanha e Chile. Ou seja: não é uma árvore de nicho exótico. É um ativo industrial de primeira linha em várias cadeias produtivas ao mesmo tempo. E o Brasil, campeão em eucalipto, ficou de fora dessa em particular.
Um nicho climático estreito demais
A primeira explicação é ecológica, e é honesta: o globulus é exigente. Ele pede um nicho climático bem apertado — clima ameno e úmido, chuva bem distribuída ao longo do ano, sem geadas fortes, mas também sem calor intenso. É, no fundo, um clima mediterrâneo ou temperado-marítimo, o tipo que se encontra na Tasmânia (sua origem), em Portugal, no norte da Espanha e no centro-sul do Chile.
O Brasil não tem essa faixa climática em escala. E o problema aparece dos dois lados.
Nas regiões tropicais e subtropicais mais quentes, onde o país concentra a maior parte do plantio de eucalipto, o calor somado à umidade elevada favorece doenças fúngicas. O caso clássico é o cancro causado por Cryphonectria cubensis, que ataca com força em áreas de temperatura média igual ou superior a 23°C e chuva anual acima de 1.200 mm — exatamente o regime que o globulus tolera mal. Onde o clima seria “confortável” em termos de temperatura, a doença o derruba.
Nas regiões mais frias do Sul, onde o calor deixaria de ser problema, o risco muda de natureza: vem a geada. O globulus é sensível ao frio intenso, ao contrário de parentes como o E. benthamii e o E. dunnii, selecionados justamente por sua tolerância a geadas fortes. Onde o país tem frio, tem frio demais para ele.
O resumo é quase cruel na sua simetria: o Brasil tem calor sem o frio que mataria o globulus, ou frio sem o calor que também o mataria — mas quase nunca a combinação branda, sem extremos, de que a espécie precisa.
O que realmente faltou
Aqui, porém, é onde a história deixa de ser botânica e passa a ser econômica. Porque a natureza raramente dá a palavra final na agronomia moderna. O eucalipto que domina hoje o Brasil não é um presente do clima tropical — é um produto de engenharia biológica. Foram décadas de melhoramento genético, seleção e clonagem para adaptar grandis, urophylla, seus híbridos e a própria citriodora à realidade tropical. Nenhuma dessas espécies “cabia” naturalmente no Brasil com a produtividade que hoje têm. Elas foram construídas para caber.
O globulus nunca recebeu esse mesmo esforço de adaptação. E a pergunta certa não é “por que o clima não deixou?”, mas “por que ninguém investiu em vencer o clima, como se venceu para as outras espécies?”.
A resposta está na estrutura dos mercados que puxaram cada capacidade. A celulose tinha escala, demanda coordenada e um punhado de grandes players com bolso e horizonte de longo prazo para financiar pesquisa genética. A perfumaria e a defensiva agrícola criaram demanda suficiente para justificar o domínio da citriodora. Já o mercado farmacêutico interno de derivados de cineol nunca foi grande nem coordenado o bastante para bancar o investimento genético necessário para domesticar uma espécie difícil. Sem um comprador de escala, sem coordenação entre produtores, indústria e pesquisa, o esforço simplesmente não aconteceu.
É a lição central da economia da complexidade aplicada a uma folha de árvore: capacidades produtivas não brotam sozinhas de vantagens naturais. Elas são acumuladas, deliberadamente, quando existe um mercado com massa crítica e algum grau de coordenação para direcionar o investimento. O clima explica por que o globulus é difícil no Brasil. Mas foi a ausência de demanda coordenada — e não a geada nem o fungo — que explica por que ninguém se deu ao trabalho de torná-lo fácil.
A moral da folha
O eucalipto-azul é, no fim, um pequeno espelho de um dilema maior da estrutura produtiva brasileira. O país mostra que sabe construir capacidades sofisticadas quando há escala e coordenação por trás — a celulose de fibra curta que exportamos ao mundo é prova disso. O que falta, com frequência, não é competência técnica, mas o arranjo de demanda e coordenação que transforma competência em domínio efetivo de um novo produto.
Portugal e Chile domesticaram o globulus porque o clima os ajudou. Mas o Brasil já domesticou espécies que o clima não ajudava — bastou haver mercado para pagar a conta do aprendizado. A árvore que nos escapou não escapou pela geada. Escapou por falta de quem coordenasse o esforço de fazê-la nossa.


1 thought on “O eucalipto que o Brasil nunca domesticou”