O incrível avanço chinês na área de equipamentos médicos

*escrito com Wilson Andrade

Um hospital em Xangai usou tecnologia 5G para transmitir ao vivo uma cirurgia feita com avançado sistema robótico que facilita cirurgias complexas ao usar método minimamente invasivo. No caso foi realizada uma cirurgia em paciente com diagnóstico de câncer de intestino, em Ningbo, na província de Zhejiang. A área da saúde é uma das mais importantes para qualquer país. Por isso, a China está investindo, pesadamente, em inovação, novas patentes, produtos com qualidade, e já é  exportadora na área de equipamentos hospitalares e médicos, sendo o Brasil um dos principais importadores. Os produtos médicos são classificados em: “produtos convencionais” e “de alta tecnologia agregada”. A segunda categoria engloba aqueles produtos que requerem maiores pesquisas e tecnologia, pois são mais sofisticados. Foi o caminho escolhido pela China para escapar da dependência tecnológica, inovar e competir globalmente na área da saúde. Na saúde, a China também foi capaz de realizar o “catching up”, ou seja, um país emergente tentando alcançar os países desenvolvidos. A China passou a produzir equipamentos médicos com qualidade, valor agregado e tecnologia associada aos que os países ricos vendem (Mescollotto, 2018).

Para isso, o governo chinês lançou o “Healthy China 2030”. Programa lançado por Xi Jinping, que promete uma China saudável nos próximos anos. Esta iniciativa governamental visa aumentar os cuidados da população chinesa com a saúde. Na esteira desta preocupação, o crescimento para o mercado da saúde na China deverá ser de 12% ao ano, com mercado de U$S 1 trilhão até 2020 e U$S 2,3 trilhões até 2030, segundo a consultora McKinsey & Co. Algumas empresas chinesas têm se destacado na produção destes equipamentos que envolvem a simbiose indústria/universidade. Na província de Shandong, no litoral leste da China, surgiu a empresa Biobase, que em conjunto com a Acadêmia de Ciências de Shandong, focam na produção de equipamentos médicos e dispositivos experimentais. Seus produtos já são vendidos para mais de 190 países. A empresa colabora com cientistas na criação de máquinas para o desenvolvimento de células-tronco. Além disso, possui 186 patentes com certificações na Europa e EUA.

As gigantes China Medical, a Alibaba com a sua fintech Ant Financial e a Tencent com a WeDoctor (chamada de “Amazon” da saúde na China) também entraram neste mercado de trilhões de dólares. A Alibaba lançou um software de Inteligência Artificial que pode ajudar a interpretar uma tomografia computadorizada e um laboratório médico IA para ajudar os médicos nos diagnósticos dos pacientes. A Tencent lançou o Miying, programa de imagens médicas que ajuda a detectar sinais precoces de câncer, na região sudoeste de Guangxi. Este programa já é usado em cerca de 100 hospitais em toda a China. Além destas gigantes, centenas de startups de saúde surgem como desenvolvedoras de IA para melhorar a eficiência do sistema de saúde da China.

http://www.chinahoje.net/xangai-realiza-transmissao-5g-de-cirurgia/

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/bloomberg/2018/07/04/amazon-da-saude-empresa-chinesa-de-us-55-bi-faz-consultas-pela-web.htm

https://www.who.int/healthpromotion/conferences/9gchp/healthy-china/en/

https://www.businesswire.com/news/home/20170327005243/pt/

https://exame.abril.com.br/negocios/dino/mercado-de-saude-da-china-vera-aumento-de-investimentos-e-oportunidades-nos-proximos-15-anos-shtml/

https://exame.abril.com.br/negocios/gigantes-de-tecnologia-chinesas-investem-para-revolucionar-a-saude/

https://www.chinalinktrading.com/blog/importacao-de-produtos-da-china-setor-da-saude/

https://braziljournal.com/a-maior-fintech-da-china-lancou-um-consorcio-da-saude

http://portuguese.cri.cn/news/currentevents/409/20180824/174700.html

https://blog.medicalway.com.br/novembro-equipamento-medico-asiatico-por-que-ele-apresenta-alta-qualidade/

https://abimo.org.br/noticias/abimo-conhece-cmef-china/

https://www.chinalinktrading.com/blog/importar-equipamentos-medicos-da-china/

http://www.scielo.br/pdf/rep/v34n1/v34n1a09.pdf

http://www.ppgec.ufscar.br/pesquisa/dissertacoes-1/dissertacoes-2018/dissertacao-karina-mescollotto

https://www.youtube.com/watch?v=HRAK-oGz2aU

https://www.youtube.com/watch?v=yFR61jjL1vo

1 thought on “O incrível avanço chinês na área de equipamentos médicos”

  1. Como sempre, a sinergia provocada pela união estado/mercado.
    Estamos caindo ladeira abaixo por causa da predileção aos ruralistas.

Deixe uma resposta