Vamos fazer um exercício de comparação entre as atividades econômicas para entender porque o Brasil é pobre. Das seguintes atividades abaixo quais são diferentes no Brasil em relação ao que se faz nos países ricos do mundo?
1)motorista de táxi
2)motorista de ônibus
3)piloto de avião
4)atendente de loja
5)garçom de lanchonete e restaurante
6)cabeleireiro
7)enfermeira
8)professor
9)músico
10)atividades de limpeza
11)motorista de caminhão
12)motorista de trem
Em minha visão, nenhuma. São atividades praticamente idênticas em qualquer lugar no mundo, que tem a mesma produtividade física. São serviços não escaláveis no jargão dos economistas. Onde está a diferença então entre o Brasil e uma economia rica? Vejamos as seguintes atividades
13)serviços de logística
14)serviços financeiros
15)serviços de design e marketing
16)serviços de advocacia e controladoria
17)serviços de tecnologia e comunicação
Aqui já encontramos diferenças importantes entre Brasil e resto do mundo. Estamos caminhando, mas não temos um Google, Amazon, ali baba, Facebook, ibm, big four de auditoria, bancos gigantes, etc… e essas indústrias high tech aqui?
18)produção de turbinas
19)produção de motores
20)produção de química fina
21)produção de mecânica de precisão
22)produção de eletro-eletrônicos
Aqui temos os chamados bens tradables sofisticados high-tech com enormes economias de escala e escopo na produção. Aqui claramente o Brasil fica para trás,com honrosas exceções como Embraer, WEG, metal leve. O grande contingente de empregos no Brasil está no primeiro grupo de atividades: serviços não escaláveis de baixa produtividade. Países com população gigantesca como o Brasil tem um desafio enorme de empregar parte relevante da população em atividades do segundo e terceiro grupo, uma tarefa muito, muito difícil. Disso dependerá nosso enriquecimento.
Vídeo que gravei sobre o tema:
https://www.paulogala.com.br/malhas-produtivas-para-entender-riqueza-e-pobreza-das-nacoes/
Excelente análise!!!!! Com a minimização do ensino médio e o ataque contra as universidades públicas permaneceremos, por enquanto, somente com os 12 primeiros itens. Tão logo as tecnologias estrangeiras, já em faze final de desenvolvimento, cheguem adeus para os itens 1) 2) 4) 5) 11) 12) subemprego e sub-renda para a nossa nação…
A OCDE tem uma tabela com esses serviços, mas estou sem links, a classificação que ela usa é muito boa.
Neste caso, qual a influência da propriedade destas atividades de produção de bens sofisticados? A Metal Leve, que você citou no artigo, atualmente é da Mahle alemã.
cada vez mais a propriedade e’ de empresas dos paises mais ricos do mundo!
Paulo, com sua petmissão coloco que vc cometeu um equívoco. A metal leve hoje é malle ( alemã) no lugar talvez caiba o positivo ( computadores). Se o Constantino ainda não vendeu