O Mito da Meritocracia no Sul do país: O “Bolsa Família” do Século XIX que a História Esconde

1. Introdução: O Chão que Pisamos

Existe uma narrativa profundamente sedimentada no imaginário brasileiro: a de que a prosperidade do Sul do país é o fruto isolado de um “DNA de trabalho”, de uma cultura de esforço incansável e de uma iniciativa individual superior. Esse discurso, frequentemente usado para justificar uma suposta superioridade regional, vende a ideia de que as colônias europeias prosperaram por conta própria, em um vácuo de auxílio governamental.

A realidade, guardada a sete chaves pela historiografia oficial e convenientemente esquecida nos almoços de domingo, é muito mais desconfortável. O sucesso de certas regiões não nasceu da simples vontade de “vencer na vida”, mas de decisões políticas profundas e de um planejamento estatal cirúrgico. Para entender o Brasil de hoje, precisamos primeiro olhar para o chão onde pisamos e reconhecer que ele não foi conquistado apenas com o suor da testa, mas entregue de bandeja por mãos governamentais.

2. O Estado como Berço: O Assistencialismo que a História Esconde

É comum ouvirmos críticas ferrenhas ao assistencialismo moderno, muitas vezes vindas de descendentes daqueles que foram os maiores beneficiários de subsídios estatais da nossa história. O maior projeto de suporte estatal já realizado no Brasil não foi o Bolsa Família do século XXI, mas sim o massivo programa de incentivo à imigração europeia no século XIX.

O Estado brasileiro não apenas buscou essas pessoas no exterior como também financiou toda a transição de suas vidas. Enquanto hoje se debate o valor de benefícios sociais básicos, no passado, o governo garantia o pacote completo de ascensão social para grupos específicos: passagens pagas, colônias agrícolas estruturadas e a posse direta da terra. A prosperidade não foi um milagre da iniciativa privada; foi um projeto de Estado.

“Não foi o Bolsa Família, foi tudo que o Estado fez pelos imigrantes europeus, incluindo a compra de passagens para que eles viessem para cá. Além disso, eles tiveram bolsas, sementes, ferramentas, colônias agrícolas, distribuição de terra, inúmeros privilégios estatais.”

3. A Lei de Terras de 1850 e o “Game Over” Social

Para que o projeto de embranquecimento e povoamento do Sul funcionasse, o Estado não apenas deu o “start” para uns, mas decretou o “game over” para outros. Há uma “coincidência” cronológica perversa aqui: em 1850, o mesmo Estado que distribuía propriedades para imigrantes — muitos deles fugidos de guerras e da miséria na Europa — assinava a Lei de Terras.

Esta lei foi um bloqueio social estratégico e deliberado. Ela estabeleceu que, a partir dali, ninguém mais ganharia terras; elas só poderiam ser compradas. O momento não poderia ser mais sintomático: era o crepúsculo da escravidão. Ao exigir capital para a posse de terra justamente quando os escravizados eram libertos sem um centavo no bolso, o Estado garantiu que o poder econômico permanecesse concentrado. Enquanto o imigrante recebia o chão para plantar o seu futuro, o ex-escravizado era condenado ao nada. Foi uma estratégia desenhada para que a ascensão social fosse o privilégio de alguns e a exclusão a regra para a maioria.

4. Meritocracia ou “Empurrãozinho” Histórico?

Desconstruir o conceito de meritocracia no Sul não significa desmerecer o trabalho árduo dos imigrantes, mas sim dar nome aos bois: o que muitos chamam de esforço isolado foi, na verdade, um catapulta estatal. A narrativa do “povo mais civilizado” desmorona diante da lista de benefícios que foram negados ao restante do país, especialmente ao Nordeste e à população negra.

A lista de privilégios estatais que moldou o Sul inclui:

  • Passagens financiadas: O custo do transporte da Europa ao Brasil era arcado pelo tesouro público.
  • Distribuição de terras: Lotes prontos para o cultivo, entregues sem custo de aquisição.
  • Insumos básicos: Fornecimento gratuito de sementes e ferramentas de trabalho.
  • Bolsas de manutenção: Ajuda financeira direta (bolsas) para que as famílias não passassem fome nos primeiros anos.
  • Infraestrutura dedicada: Criação de colônias com suporte técnico e organizacional.

O sucesso observado hoje é o resultado acumulado desse suporte inicial que catapultou trajetórias familiares por gerações, enquanto outros grupos foram deixados para começar a corrida sem sequer ter permissão para entrar na pista.

5. A Dívida da Reparação Histórica

Falar em reparação histórica é frequentemente rotulado como radicalismo ou “vitimismo”, mas a análise dos fatos mostra que é uma questão de honestidade intelectual. O Estado brasileiro praticou uma disparidade de tratamento escandalosa: ofereceu passagens e futuro para quem vinha de fora “fugido da guerra”, enquanto ofereceu o absoluto vazio para quem construiu a riqueza do país sob o chicote.

Para os imigrantes, o Estado proveu o bilhete de entrada na cidadania e na propriedade. Para os escravizados, após séculos de trabalho forçado, o Estado proveu apenas o abandono à margem da sociedade, sem terra, sem indenização e sem direitos.

“A reparação histórica não veio pros escravizados, que é um absurdo, porque quando vieram um povo fugido da guerra de fora, ganhava terra. Os escravizados ficaram à margem da sociedade.”

6. Conclusão: Um Olhar para o Futuro

Ignorar essa herança de privilégios é o que permite a manutenção de discursos vazios sobre superioridade regional. Estudar a história social do Brasil não é um ataque ao Sul, mas uma defesa da verdade contra o mito da meritocracia absoluta. O desenvolvimento regional é, sim, indissociável de políticas públicas que escolheram, de forma consciente, quem ganharia o direito de ter um chão sob os pés.

Diante desses fatos, fica a provocação necessária: você está disposto a trocar o conforto do mito da meritocracia pela verdade incômoda da dívida histórica? Afinal, como podemos falar seriamente em igualdade de oportunidades hoje, se nos recusamos a reconhecer quem começou a corrida com o Estado carregando-os no colo e quem foi forçado a correr sem sequer ter onde pisar?

Lei de Terras de 1850: a origem da desigualdade fundiária e o “anti-Bolsa Família” brasileiro

A ideia de que o Sul do Brasil prosperou por mérito próprio — fruto exclusivo de trabalho duro, disciplina e “valores culturais” — é uma dessas narrativas convenientes que sobrevivem porque simplificam demais uma história muito mais complexa. Quando olhamos com cuidado, especialmente para a Lei de Terras de 1850, fica evidente que o ponto de partida institucional foi profundamente desigual.

E isso importa mais do que qualquer discurso meritocrático.

Antes e depois de 1850: o que mudou de fato

Até meados do século XIX, o acesso à terra no Brasil era marcado por ocupações informais, concessões da Coroa (sesmarias) e uma relativa fluidez institucional. Não era um sistema igualitário, longe disso, mas havia margem para ocupação e acesso por diferentes grupos.

Tudo muda com a Lei de Terras.

A partir de 1850, a terra pública só poderia ser adquirida por compra. Simples, direto e brutal: quem não tinha capital, estava fora. Em um país que ainda era escravocrata — e que aboliria a escravidão apenas em Abolição da Escravidão no Brasil — isso significava excluir sistematicamente negros libertos, pobres e trabalhadores rurais do acesso à terra.

Ou seja, o Brasil cria, deliberadamente, uma barreira institucional para impedir a formação de uma sociedade de pequenos proprietários.

O Sul como exceção? Nem tanto

Aqui entra o ponto incômodo.

Enquanto a Lei de Terras restringia o acesso à terra para a maior parte da população brasileira, o Estado brasileiro implementava políticas ativas de colonização no Sul, especialmente com imigrantes europeus — italianos, alemães e outros.

Esses imigrantes não chegaram simplesmente “competindo em igualdade de condições”. Em muitos casos, receberam:

Lotes de terra a preços subsidiados ou com condições facilitadas Apoio logístico e institucional Infraestrutura básica para assentamento Inserção em comunidades organizadas

Ou seja, havia política pública. Havia Estado. Havia planejamento.

Se alguém quiser usar uma analogia moderna, desconfortável mas precisa: isso se parece muito mais com um programa de transferência de ativos produtivos — algo como um “Bolsa Terra” — do que com um ambiente puramente meritocrático.

Enquanto isso, ex-escravizados e trabalhadores pobres no restante do país eram empurrados para relações precárias de trabalho, sem acesso à terra, sem crédito e sem apoio estatal.

A construção de trajetórias divergentes

Essas escolhas institucionais criaram trajetórias radicalmente diferentes:

No Sul:

Predomínio de pequenas e médias propriedades Estrutura agrária mais fragmentada Formação de mercados locais Base para industrialização posterior

No restante do Brasil (em especial Sudeste e Nordeste):

Forte concentração fundiária Dependência de trabalho assalariado precário ou informal Baixa mobilidade social Estrutura produtiva mais concentrada

Isso não é cultura. Isso é economia política.

O mito da meritocracia

A narrativa meritocrática ignora o ponto de partida.

Ela observa o resultado — regiões mais ricas, mais industrializadas — e conclui que isso decorre exclusivamente de esforço individual ou valores culturais. Mas ignora o fato de que houve distribuição inicial de ativos produtivos (terra) em algumas regiões, e bloqueio institucional em outras.

Em termos econômicos, é a diferença entre começar uma corrida com ou sem capital inicial.

E, como qualquer economista minimamente honesto sabe, isso faz toda a diferença.

Consequências de longo prazo

Os efeitos da Lei de Terras não ficaram no século XIX. Eles se propagam até hoje:

Alta concentração fundiária no Brasil Conflitos agrários recorrentes Desigualdade regional persistente Dificuldade de inclusão produtiva no campo

A estrutura agrária brasileira não é um acidente histórico. É o resultado de decisões institucionais claras.

Conclusão: menos mito, mais história

O desenvolvimento do Sul do Brasil não pode ser explicado apenas por mérito individual ou cultura. Ele está profundamente ligado a políticas públicas de acesso à terra e apoio estatal.

Ao mesmo tempo, a exclusão de amplas parcelas da população — especialmente após a Lei de Terras de 1850 — ajudou a moldar um país desigual desde a origem.

Ignorar isso não é apenas um erro analítico.

É escolher uma narrativa confortável em vez da realidade.

E a realidade, como sempre, é um pouco menos conveniente.

Você percebeu o ponto central que muita gente prefere fingir que não existe: a Lei de Terras fechou a porta para uns… e o próprio Estado abriu a janela para outros. Não é contradição. É desenho institucional mesmo.

Imigrantes continuaram recebendo terras após 1850?

Sim. E não foi exceção pontual, foi política pública deliberada.

A Lei de Terras de 1850 dizia que terra pública só poderia ser adquirida por compra. Na teoria, isso criava um mercado “moderno”. Na prática, o Estado passou a:

Mediar a venda de terras com condições facilitadas Financiar assentamentos Organizar colônias oficiais Em alguns casos, conceder lotes praticamente subsidiados

Ou seja, não era distribuição gratuita pura, mas estava muito longe de um mercado competitivo “neutro”.

Enquanto isso, ex-escravizados (após a Abolição da Escravidão no Brasil) e trabalhadores pobres não tinham acesso a crédito, informação ou apoio institucional. Resultado previsível: ficaram fora.

Quem articulou isso?

Não foi um ator só. Foi uma coalizão bastante clara de interesses.

1. Império brasileiro (Dom Pedro II)

Durante o Segundo Reinado de Dom Pedro II, a imigração europeia virou política estratégica. Objetivos:

“Branqueamento” da população (sim, esse era o termo implícito da época) Substituição gradual do trabalho escravo Ocupação territorial do Sul

O Estado imperial organizou colônias e atraiu imigrantes com incentivos.

2. Províncias (especialmente Sul)

Governos provinciais tiveram papel ativo, principalmente:

Rio Grande do Sul Santa Catarina Paraná

Essas províncias queriam povoar o território e criar uma base de pequenos proprietários. Criaram colônias, organizaram lotes e deram suporte direto aos imigrantes.

3. Primeira República (após 1889)

Depois da Proclamação da República no Brasil, a política continuou e até se intensificou.

Estados ganharam mais autonomia e seguiram:

Vendendo terras públicas a preços baixos Oferecendo crédito e apoio Expandindo colônias agrícolas

São Paulo, por exemplo, focou mais em mão de obra para o café, mas no Sul a lógica de pequena propriedade continuou forte.

4. Empresas colonizadoras privadas

Aqui entra um detalhe que costuma passar batido: o Estado terceirizou parte do processo.

Companhias privadas recebiam grandes áreas e faziam:

Loteamento Venda facilitada a imigrantes Organização das colônias

Um exemplo clássico é a Companhia Colonizadora Hanseática em Santa Catarina.

Ou seja, era um arranjo público-privado avant la lettre.

Por que o Estado fez isso?

Não foi caridade. Foi estratégia econômica e política:

Criar um mercado interno com pequenos proprietários Estimular produção agrícola diversificada Ocupar regiões consideradas “vazias” (ignora completamente populações locais, claro) Reduzir dependência do trabalho escravo

O problema não é ter feito isso.

O problema é ter feito isso de forma seletiva.

O resultado: dois Brasis desde a origem

Você acaba com uma estrutura dual:

Sul: acesso à terra + apoio estatal → pequena propriedade + mobilidade Restante: exclusão + concentração fundiária → desigualdade persistente

E depois alguém aparece, um século depois, dizendo que é tudo “cultura” ou “ética de trabalho”.

Conveniente. Só esquece que um grupo começou com terra, crédito e apoio… e o outro com absolutamente nada.

Resumo seco (porque às vezes precisa):

Sim, imigrantes continuaram recebendo terra depois de 1850 Isso foi política deliberada do Estado (Império + estados na República) Houve participação ativa de governos provinciais/estaduais e empresas privadas O acesso foi desigual por desenho institucional Isso moldou a desigualdade regional brasileira até hoje

No fim, meritocracia vira uma história bonita… desde que você não olhe o ponto de partida.


Lei de Terras de 1850: a origem histórica da concentração fundiária no Brasil

Se alguém resolvesse desenhar, com régua e compasso, um dos pilares da desigualdade brasileira, provavelmente acabaria esbarrando na Lei de Terras de 1850. Um daqueles momentos em que a elite olhou para o futuro e pensou: “como podemos garantir que tudo continue exatamente como está?”

A Lei de Terras foi promulgada em 1850, durante o Segundo Reinado, sob Dom Pedro II. Seu objetivo oficial era organizar o acesso à terra no Brasil. Até então, a ocupação se dava principalmente por meio de posse informal ou concessões da Coroa, como as sesmarias. Na prática, era uma bagunça institucional típica de um país em formação. A lei prometia “modernizar” isso.

Mas aqui vem o detalhe que muda tudo: a partir da Lei de Terras, só seria possível adquirir terras públicas por meio de compra. Sim, compra. Nada de ocupação, nada de distribuição gratuita. Em um país onde a maior parte da população era pobre, analfabeta e, até aquele momento, em grande parte escravizada, isso não era exatamente um detalhe técnico. Era o jogo sendo decidido antes de começar.

O contexto ajuda a entender o movimento. O ano de 1850 também marca o fim do tráfico transatlântico de escravos, com a Lei Eusébio de Queirós. A elite agrária já antecipava o problema: o que fazer quando milhões de pessoas deixassem de ser escravizadas? A resposta implícita foi simples e brutalmente eficiente: impedir o acesso dessas pessoas à terra.

Ao exigir pagamento, a Lei de Terras criou uma barreira estrutural que excluía ex-escravizados, imigrantes pobres e trabalhadores livres do acesso à propriedade rural. Em vez de formar uma classe de pequenos proprietários, como ocorreu em outros países, o Brasil consolidou um modelo de grandes latifúndios.

E não foi só isso. A lei também serviu como instrumento de legitimação das terras já ocupadas pelas elites. Quem já tinha grandes extensões tratou de regularizar sua situação. Quem não tinha… bem, continuou não tendo. A “ordem” fundiária veio acompanhada de uma enorme assimetria de poder.

Curiosamente, o Brasil fez exatamente o oposto de países como os Estados Unidos, que, anos depois, adotariam políticas como o Homestead Act, distribuindo terras a pequenos agricultores. Aqui, a terra virou ativo de mercado desde o início, acessível apenas a quem já tinha capital.

O resultado disso atravessa séculos. A concentração fundiária brasileira, uma das maiores do mundo, tem raízes diretas nessa legislação. Ela moldou não apenas a estrutura agrária, mas também a dinâmica social, política e econômica do país. A exclusão do acesso à terra ajudou a perpetuar desigualdades que ainda hoje aparecem em conflitos agrários, baixa mobilidade social e padrões de desenvolvimento regional.

No fundo, a Lei de Terras não foi apenas uma lei sobre propriedade. Foi uma decisão estratégica sobre quem teria direito ao futuro no Brasil. E, como costuma acontecer por aqui, esse futuro foi cuidadosamente reservado para poucos.


Lei de Terras vs. Homestead Act: duas escolhas, dois países

Se você quiser entender por que Brasil e Estados Unidos viraram o que viraram em termos de estrutura agrária e mobilidade social, não precisa de um modelo DSGE sofisticado. Basta olhar duas leis: a Lei de Terras de 1850 e o Homestead Act. Dois países jovens, com muita terra disponível. E ainda assim, decisões quase opostas. Que coincidência trágica, não?

1. A lógica de acesso à terra

Brasil (Lei de Terras, 1850)

A regra era simples: só compra. Terra pública virou ativo de mercado.

Resultado previsível: só quem já tinha dinheiro podia entrar no jogo.

Estados Unidos (Homestead Act, 1862)

Aqui a lógica foi outra: ocupou, trabalhou, ganhou. O governo concedia terra gratuita (ou quase isso) para quem estivesse disposto a cultivá-la por alguns anos.

Resultado: milhões de pequenos proprietários surgiram.

No Brasil, a terra virou filtro de exclusão. Nos EUA, ferramenta de inclusão. Não é exatamente um detalhe institucional irrelevante.

2. Contexto político e social

Brasil

A Lei de Terras surge no mesmo ano da Lei Eusébio de Queirós, que acaba com o tráfico de escravos. A elite agrária estava claramente preocupada com o pós-escravidão.

Tradução: impedir que ex-escravizados e pobres tivessem autonomia econômica via acesso à terra.

Estados Unidos

O Homestead Act aparece durante a Guerra Civil Americana. Era parte de um projeto político maior: ocupar o Oeste, fortalecer pequenos agricultores e consolidar uma sociedade de proprietários livres.

Sim, havia interesses estratégicos e geopolíticos, mas o efeito distributivo foi real.

3. Estrutura produtiva resultante

Brasil

Formação de grandes latifúndios, baseados em monocultura e, inicialmente, trabalho escravo.

Baixa diversificação produtiva e forte concentração de renda e poder.

Estados Unidos

Expansão de pequenas e médias propriedades agrícolas.

Base mais ampla de produtores, o que ajudou a dinamizar mercados internos, inovação e demanda.

4. Efeitos de longo prazo

Brasil

Alta concentração fundiária até hoje Conflitos agrários recorrentes Baixa mobilidade social no campo Dependência histórica de elites agrárias

Estados Unidos

Maior difusão da propriedade Formação de uma classe média rural Integração entre agricultura, indústria e mercado interno Base social mais ampla para o desenvolvimento capitalista

Claro, não foi um conto de fadas. A distribuição de terras nos EUA ignorou e expulsou populações indígenas em larga escala. “Inclusão” para uns frequentemente significou exclusão brutal para outros. A história nunca é limpa, infelizmente.

5. O ponto central

A diferença essencial é quase desconfortavelmente clara:

O Brasil usou a terra para fechar oportunidades Os EUA usaram a terra para abrir oportunidades (para parte da população)

Ou seja, não foi falta de recurso, nem de território. Foi escolha institucional. Decisão política. Projeto de país.

E depois tem gente que olha para desigualdade hoje e acha que apareceu do nada, tipo um bug no sistema. Não. O sistema foi desenhado assim desde o começo.

Referências:

ANDRADE, Manuel Correia de. Terras devolutas e latifúndio. São Paulo: Hucitec, 1980.

FAUSTO, Boris. A imigração europeia para o Brasil. São Paulo: Edusp, 1999.

FAUSTO, Boris. Fazer a América: a imigração em massa para a América Latina. São Paulo: Edusp, 1999.

FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo: Ática, 1978.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala. Rio de Janeiro: Record, 2003.

MARTINS, José de Souza. O cativeiro da terra. São Paulo: Hucitec, 1994.

MARTINS, José de Souza. Do colono ao operário. São Paulo: Hucitec, 1979.

NOGUEIRA, Oracy. Preconceito de cor e mobilidade social. São Paulo: Edusp, 1998.

PRADO JÚNIOR, Caio. A formação do Brasil contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 2000.

ROCHE, Jean. A colonização alemã e o Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Globo, 1969.

SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

TELLES, Edward. Race in another America: the significance of skin color in Brazil. Princeton: Princeton University Press, 2004.

VIOTTI DA COSTA, Emília. Da senzala à colônia. São Paulo: UNESP, 1998.

2 thoughts on “O Mito da Meritocracia no Sul do país: O “Bolsa Família” do Século XIX que a História Esconde”

  1. Se a prática aplicada ao Sul do Brasil deu tao certa porque o governo de esquerda não aplica nas demais regiões do pais? Será que o governo não prefere a situação em que se encontram as populações mais vulneráveis garantindo assim seus currais eleitorais?

  2. Não vou tecer críticas ao texto mas gostaria que fosse feito um estudo mais aprofundado. A abordagem é bastante genérica. Ao que se sabe, a colonização de italianos, pelo menos no Rio Grande do Sul, não se deu com base em incentivos diretos – a tal da Bolsa Familia do sec. XIX, como o texto diz. As terras não foram doadas, foram compradas. Algum apoio se deu sob a forma de distribuição de ferramentas básicas. Existiu muita fome, muita privação e muita superação. É verdade que em muitas situações a visão romântica da colonização mostra o colono que trabalhou duro, de sol a sol para vencer na vida distorceu a realidade. Problemas sociais foram inúmeros e imensos: ocupação de terras, genocídio de comunidades indígenas, violência doméstica, alcoolismo, devastação de recursos naturais etc etc. Aliás as comemorações dos 150 da colonização italiana no Rio Grande do Sul estão em andamento desde 2025. Ao leitor, o texto passa a ideia de que houve assistencialismo naquela época e, se houve, foi bem diferente do atual. O termo assistencialismo hoje é pejorativo. Concede-se bolsas de todos os tipos que a priori deveriam promover integração e promoção da cidadania mas o que parece é que a proposta está “ideologizada”. Enquanto recebem bolsa, o cidadão deveria ser preparado a “andar com as próprias pernas”, qualificar-se a uma formação profissional para que com seu próprio esforço e seus méritos conquistasse seu espaço. É isto que está acontecendo? Quantas pessoas que recebem bolsa foram integradas ao mercado de trabalho? Se as notícias veiculas estão corretas existem Estados com mais beneficiários de bolsa do que com carteira assinada. Estas pessoas não deveriam ter empregos formais para aumentarem sua capacidade de consumo, melhorar seus níveis de saúde e educação e contribuir com impostos e para a previdência? O Brasil tem uma dívida social gigantesca com minorias subjugadas (negros e indígenas), isso é indiscutível. Então, que as políticas públicas sejam mais efetivas para promover esta integração. Converter beneficiários a cidadãos. O texto também parece incentivar de alguma forma a polêmica entre as regiões. SE o Império Brasileiro errou no passado, que os erros sirvam de lição para que não se repitam.

Deixe uma resposta