O Mito da Tecnologia Importada: Por que câmbio valorizado sabota o setor produtivo

A ideia de que um câmbio valorizado pode ser benéfico para o desenvolvimento tecnológico de um país parte do argumento de que máquinas e equipamentos importados se tornam mais baratos. De fato, um real ou peso forte em relação ao dólar ou ao euro reduz o custo de aquisição de bens de capital estrangeiros, o que, em tese, poderia facilitar o acesso à tecnologia de ponta para empresas locais. Essa linha de raciocínio sugere que, ao baratear a importação de tecnologia, o país poderia acelerar seu processo de modernização produtiva, com efeitos positivos sobre a produtividade.

No entanto, esse argumento ignora um aspecto fundamental da economia real: a relação entre taxa de câmbio e a rentabilidade dos setores produtores de bens transacionáveis. Quando o câmbio está valorizado, o preço dos produtos exportáveis ou concorrentes das importações se reduz em moeda nacional, ao passo que os custos de produção — em especial salários, energia e insumos locais — permanecem relativamente constantes. O resultado é uma compressão das margens de lucro justamente nos setores que deveriam liderar o esforço de transformação produtiva.

Em outras palavras, ainda que a aquisição de máquinas se torne mais barata com o câmbio valorizado, a rentabilidade dos setores que as utilizam — notadamente os produtores de bens transacionáveis — diminui. A queda de rentabilidade reduz os incentivos à produção, ao investimento e à inovação nessas áreas. O efeito líquido pode ser negativo: mesmo com equipamentos mais baratos, a baixa atratividade econômica para competir internacionalmente leva à estagnação ou à retração desses setores, em vez de seu fortalecimento.

Vale lembrar que o setor de bens transacionáveis — que inclui manufaturas, agroindústria exportadora e parte dos serviços modernos — é o mais intensivo em tecnologia e o que mais contribui para a difusão de conhecimento e a elevação da complexidade econômica de um país. Ao penalizar a rentabilidade desses setores, o câmbio valorizado compromete o próprio núcleo da transformação tecnológica e industrial. O barateamento de máquinas pode, nesse contexto, funcionar como um alívio momentâneo, mas não constitui base estrutural para o desenvolvimento produtivo.

Além disso, há um equívoco estratégico em considerar a importação de máquinas como sinônimo de avanço tecnológico. Os países que hoje lideram a economia mundial são, em sua maioria, produtores — e não apenas consumidores — de tecnologia. Eles não apenas importam máquinas: eles as projetam, fabricam e exportam. O que torna um país rico e inovador é sua capacidade de participar das cadeias globais de valor de forma ativa, desenvolvendo seus próprios sistemas de inovação, engenharia e manufatura complexa. O acesso fácil a máquinas estrangeiras não substitui esse esforço de base.

Outro ponto importante é que, em um cenário de câmbio valorizado, há uma tendência à desindustrialização prematura. Isso ocorre porque os setores mais expostos à concorrência internacional perdem espaço para importados mais baratos, enquanto os setores protegidos e os serviços não transacionáveis ganham artificialmente competitividade. Como resultado, a economia se desloca de atividades de maior conteúdo tecnológico e maior produtividade para setores de menor sofisticação, travando o progresso econômico no médio e longo prazo.

Em resumo, o argumento de que o câmbio valorizado facilita o acesso à tecnologia é frágil quando analisado em perspectiva sistêmica. Embora máquinas mais baratas possam representar uma vantagem pontual, o impacto negativo sobre os setores estratégicos produtores de bens transacionáveis — que são os verdadeiros motores da inovação e do desenvolvimento — supera largamente esse benefício. Para se tornar uma economia rica e tecnologicamente avançada, um país precisa construir as capacidades de produzir tecnologia internamente, e não apenas consumi-la. O caminho para isso passa por uma taxa de câmbio compatível com a rentabilidade e a expansão dos setores produtivos mais dinâmicos.

Deixe uma resposta