*escrito por Felipe Augusto
Na década de 1970, as exportações de Taiwan, basicamente de produtos de baixa tecnologia como têxteis e sapatos, começaram a sofrer com a concorrência de países mais pobres e do protecionismo dos países mais ricos. Soma-se a isso a crise do petróleo e a deterioração dos termos de troca e o aumento da agressividade chinesa, que havia desenvolvido uma bomba atômica nos anos 60 e conseguiu o de-reconhecimento de Taiwan pela ONU, e o país estava isolado e vulnerável. Em 1973 foi criado o Industrial Technology Research Institute (ITRI). Empresas hoje importantes, especialmente no setor de eletrônicos como a UMC, a MediaTek e a TSMC, são spin-offs desse instituto. O Ministro dos Assuntos Econômicos da época, e posteriormente Premier, construiu o instituto (uma fusão de 3 laboratórios nacionais), estrategicamente próximo de duas das mais prestigiosas universidades do país. O Ministro utilizou seu poder político para transferir a responsabilidade de P&D em eletrônicos de laboratório do Ministério dos Transportes e Comunicações (seu antigo posto) para o ITRI. Esse instituto teria como uma das suas principais missões o desenvolvimento de produtos de alta tecnologia e especialmente da indústria de semicondutores no país (BREZNITZ, 2021).
O ITRI foi criado por legislação como uma organização sem fins lucrativos apoiada pelo governo, reportando-se ao Ministério de Assuntos Econômicos (MOEA) em vez do Conselho Nacional de Ciência, que é responsável pelo P&D da ciência e tecnologia do país. O ITRI foi apoiado em seus esforços por um governo no qual o partido governante detinha o monopólio do poder político e uma crença permanente de que a política econômica deveria ser conduzida por profissionais qualificados protegidos da pressão política. O financiamento do governo para o ITRI foi substancial e sustentado, e seu orçamento sempre é aprovado sem contestações, demonstrando que o instituto é apoiado por todos os partidos políticos. Leis e políticas governamentais auxiliares foram implementadas para apoiar o ITRI em áreas como recursos humanos, capital de risco e criação de parques científicos, proteção de propriedade intelectual e abertura de novas empresas (NATIONAL RESEARCH COUNCIL, 2013). O ITRI foi o principal braço executivo do MOEA para os projetos de ciência e tecnologia e um órgão central no sistema nacional de inovação.
Comparado com os laboratórios nacionais da maioria dos outros países, que estão mais focados em pesquisa básica e pesquisa acadêmica, a posição do ITRI é bastante especial, pois sempre foi pensado para realizar pesquisa aplicada. Era também um mediador entre o governo e o setor privado, executando as políticas de ciência e tecnologia do governo, responsável pela promoção do desenvolvimento de tecnologia e participação no planejamento e na assessoria na formulação de políticas governamentais (HUANG, 2006). Segundo Huang (2006), todo o P&D industrial taiwanês era realizado pelo ITRI. Dessa forma, pode-se afirmar que o problema de fragmentação e sobreposição de ações era muito menor em Taiwan, havendo menor necessidade de serem criados órgãos de coordenação das políticas de inovação.
Destaques:
• Principal ator do ecossistema era submetido ao Ministério de Assuntos Econômicos, que tinha grande prestígio.
• Tema (eletrônicos em geral, e semicondutores em particular) foi considerado estratégico pelo governo, em um contexto de vulnerabilidade econômica e geopolítica.
• Principal ator do ecossistema tinha orçamento substancial e sustentado.
• Aparentemente havia menor necessidade de serem criados órgãos de coordenação,
pois o ITRI é predominante no ecossistema de inovação.


