O produto ao lado é o caminho para o Brasil se tornar um país rico

As fartas evidências empíricas mostram que o desenvolvimento econômico só é possível através da sofisticação produtiva; um país deve ser capaz de subir a escada tecnológica para se tornar uma “knowledge society”, uma economia capaz de produzir bens e serviços complexos e sofisticados. O problema é que os mercados para esses bens e serviços exibem características de estruturas de monopólio, tem muitas barreiras à entrada. É difícil, porém não impossível, para países pobres e de renda média entrar nesses mercados.

Hoje temos já a capacidade de mapear os produtos sofisticados e complexos que estão próximos ou ao alcance do sistema produtivo brasileiro, são produtos que podemos conquistar usando nossas vantagens comparativas “adjacentes”! O gráfico abaixo mostra esse mapa para o Brasil. No eixo Y temos a complexidade ou sofisticação do produto, no eixo X temos a distância tecnológica do produto em relação às capacidades e conhecimento do sistema produtivo brasileiro. Nossas empresas em tese podem chegar lá. Por que não conseguimos? mapa dos produtos aqui:

http://atlas.cid.harvard.edu/explore/feasibility/?country=32&partner=undefined&product=undefined&productClass=HS&startYear=undefined&target=Product&year=2016

Deixe uma resposta