O protecionismo japonês salvou a Toyota

*escrito com Felipe Augusto Machado

Em 1958, a Toyota exportou seu primeiro carro para o mercado americano. Foi um fracasso total. A empresa deveria ter se mantido fiel ao seu negócio original, máquinas têxteis, diziam. Afinal, já fazia 25 anos de protecionismo, restrições à IED e até um “bail-out” pelo governo. 41 anos depois, a marca de luxo Lexus, da Toyota, se tornaria um ícone da globalização com “The Lexus and the Olive Tree”, de T. Friedman. A longa e difícil história de aprendizado tecnológico da empresa, com apoio persistente do Estado, ficaria de fora. Mais um pouco a respeito, retirado da coletânea de Harvard sobre a era Park Chung Hee.

Capítulo de Ha-Joon Chang sobre o tema:

http://www.washingtonpost.com/wp-srv/style/longterm/books/chap1/badsamaritans.htm?noredirect=on

História da Toyota

https://www.carmudi.com.ph/journal/infographic-history-toyota/amp/

NOBLE, Gregory. Industrial Policy in Key Development Sectors: South Korea versus Japan and Taiwan. Harvard, 2011.

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