*escrito com Felipe Augusto Machado
Em 1958, a Toyota exportou seu primeiro carro para o mercado americano. Foi um fracasso total. A empresa deveria ter se mantido fiel ao seu negócio original, máquinas têxteis, diziam. Afinal, já fazia 25 anos de protecionismo, restrições à IED e até um “bail-out” pelo governo. 41 anos depois, a marca de luxo Lexus, da Toyota, se tornaria um ícone da globalização com “The Lexus and the Olive Tree”, de T. Friedman. A longa e difícil história de aprendizado tecnológico da empresa, com apoio persistente do Estado, ficaria de fora. Mais um pouco a respeito, retirado da coletânea de Harvard sobre a era Park Chung Hee.
Capítulo de Ha-Joon Chang sobre o tema:
http://www.washingtonpost.com/wp-srv/style/longterm/books/chap1/badsamaritans.htm?noredirect=on
História da Toyota
https://www.carmudi.com.ph/journal/infographic-history-toyota/amp/
NOBLE, Gregory. Industrial Policy in Key Development Sectors: South Korea versus Japan and Taiwan. Harvard, 2011.