Os navios chineses e coreanos não foram produzidos graças a proximidade ao mar: foram muitos subsídios e ajuda do governo!

  • escrito com Felipe Augusto Machado

Na Ásia, especialmente na Coréia do Sul e China, o governo forçou a iniciativa privada na direção que julgou correta. Deu incentivos, subsídios, crédito e cobrou resultados. Basta olhar para qualquer caso de sucesso de lá: aço na Coreia, barcos e carros na China e Coreia, Huawei e por aí vai! Nunca houve vantagem comparativa natural dos asiáticos nisso, que tornaria seu sucesso inevitável e permanente. A Coreia, que essencialmente copiou o Japão, e era carente de capital e tecnologia nos anos 70, concedeu monopólio na produção de plataformas offshore e no transporte de petróleo à Hyundai. Também financiou a construção dos navios e a própria subsidiária de navegação da empresa. Lucros somente seriam obtidos mais de dez anos depois do plano de Heavy Chemical and Industry Policy (1973), que caracterizou o setor como estratégico, e da entrega do 1º navio pela Hyundai em 1974. A empresa reinvestiria tais lucros no seu setor automobilístico, e no complexo naval. A China nesse mercado era quase tão retardatária quanto o Brasil no início dos anos 2000. Desde que o 11º Plano Quinquenal (2006-2010) considerou o setor como estratégico, recebendo altos volumes de subsídios, o país se tornou o mais relevante em participação de mercado mundial. Mas aprendizado tecnológico leva tempo. A China começou com navios com baixo conteúdo nacional e de menor tamanho e qualidade, mas vem se sofisticando rapidamente. Mesmo assim, seus navios ainda são menos eficientes e seus lucros seguem mais baixos do que os dos vizinhos. Ou seja, não há nada de natural ou inevitável no domínio asiático da construção naval. Ele é resultado da convicção destes países de que o aprendizado tecnológico é chave para o desenvolvimento, ainda que estas políticas sejam custosas e demoradas e que seu sucesso seja incerto. Assim funciona o Leste Asiático!

https://www.paulogala.com.br/como-funciona-a-asia-os-milagres-de-japao-coreia-e-taiwan/

Fontes:

KALOUPTSIDI, Myrto. Detection and Impact of Industrial Subsidies: The Case of Chinese Shipbuilding, 2018.

STUDWELL, Joe. How Asia Works, 2013.

3 thoughts on “Os navios chineses e coreanos não foram produzidos graças a proximidade ao mar: foram muitos subsídios e ajuda do governo!”

  1. Longo prazo para um brasileiro vai até a ponta de seu nariz. Longo prazo para um asiático segue seu horizonte. É melhor se acostumar com o padrão brasilandia mesmo Gala.

Deixe uma resposta