Os russos também entraram na luta contra o Duopolio BOEING-AIRBUS

*escrito com Daniel Bispo

Uma empresa soviética fundada na década de 30 está apostando alto para concorrer no moderno mercado de grandes jatos no século 21. A Irkut, uma empresa aérea estatal russa, se propõe a lançar um jato superior aos consagrados 737 da Boeing e a confortável e tecnológica família Airbus A320. Esse segmento, de jatos com até 230 passageiros, é extremamente rentável. O Duopólio mundial Boeing-Airbus, nessa categoria, já entregou mais de 20 mil unidades. Ou seja, os russos vão atacar na concorrência do produto mais rentável para a aviação comercial mundial.

O Avião Russo é o MC-21, que tem duas versões, a MC-21 200, que comporta até 176 assentos e o MC-21 300, que comporta até 211 passageiros. A aeronave poderá ser usada em voos de até 6400 km. O jato tem uma proposta de ser mais confortável, pois sua sua fuselagem terá 4.06 m de largura para acomodar as mesmas seis poltronas em fila que os 3.53 m de largura do 737 da Boeing. O Irkut usará o sistema com comandos de voos computadorizados (fly-by-wire), enquanto os 737 da Boeing ainda utilizam controles mecânicos. O avião russo oferecerá duas empresas para sua motorização, uma é a tradicional e renomada estadunidense Pratt & Whitney e a outra é a fabricante russa Aviadvigatel. Além disso, o MC-21 emitirá 15-25% menos CO2 por assento do que as aeronaves atualmente em operação.

O MC-21 300 também será mais barato. Uma unidade custará em torno de 91 milhões de dólares, enquanto o Airbus A320neo custa 110 milhões de dólares, cada unidade. A Irkut também afirma que os custos operacionais do seu avião serão até 15% inferiores, comparados aos modelos tradicionais do segmento. A estréia de operação está prevista para 2021 e o avião russo já conta com 245 pedidos, de empresas da Rússia, Azerbaijão e Egito.

REFERÊNCIAS:

https://www.uacrussia.ru/ru/aircraft/lineup/civil/ms-21/

https://www.boeing.com.br/produtos-e-servicos/avioes-comerciais/737-ng.page

https://www.airbus.com/aircraft/passenger-aircraft/a320-family/a321neo.html

Deixe uma resposta