O spill over tecnológico para empresas americanas (Boeing) que vem do dinheiro público da NASA

*escrito com Alberto C. Almeida

A NASA é financiada por dinheiro público, impostos, tax payers. Graças a isso ela inova, cria, desenvolve novas tecnologias que vão parar nas mãos dos setor privado. Este, por sua vez, gera novos mercados, torna acessível ao consumidor novos produtos manufaturados e serviços de ponta. NASA e empresas privadas têm relação de dependência mútua, e todos nós ganhamos com isso. A NASA investiu mais 4% do PIB americano nos anos 60 para ajudar companhias privadas necessárias ao programa especial e a chegada do homem à lua, ajudando a criar a indústria de semicondutores (https://www.google.com.br/amp/s/www.computerworld.com/article/2525898/app-development/nasa-s-apollo-technology-has-changed-history.amp.html). Investimentos públicos semelhantes foram feitos no surgimento da indústria nuclear americana através da contratação de submarinos nucleares( http://www.world-nuclear.org/information-library/non-power-nuclear-applications/transport/nuclear-powered-ships.aspx )

Spinoffs da Nasa:

https://spinoff.nasa.gov

(Mais exemplos: papinha de bebês, tecidos vindos de roupas de astronautas)

O programa Apollo, que levou o homem à Lua, custou US$ 130 bilhões em valores atualizados. Muitas das tecnologias que existem hoje, no setor aero-espacial, surgiram a partir desse mega investimento público injetado diretamente em empresas como Boeing, Northrop Grumman e centenas de outras, hoje líderes mundiais em seus setores.

*invenções da DARPA, braço de pesquisa do departamento de defesa americano (Gps, cloud, internet, siri, Google Maps)

https://www.alphr.com/features/373546/10-brilliant-darpa-inventions

História DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency):

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Defense_Advanced_Research_Projects_Agency

gravei um vídeo curto sobre o tema:

https://youtu.be/MNloiXyR6gQ

U$ 5bi de subsídios para elon musk:

https://www-latimes-com.cdn.ampproject.org/v/s/www.latimes.com/business/la-fi-hy-musk-subsidies-20150531-story.html?outputType=amp&usqp=mq331AQA&amp_js_v=0.1#referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=Fonte%3A%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.latimes.com%2Fbusiness%2Fla-fi-hy-musk-subsidies-20150531-story.html

Programa Apollo:

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Programa_Apollo

Deixe uma resposta