Política Industrial com Condicionalidades: Como o Estado Pode Parar de Dar Dinheiro à Toa

O artigo de Mariana Mazzucato e Dani Rodrik parte de uma constatação que, surpreendentemente, ainda gera debate: política industrial voltou ao centro das estratégias de desenvolvimento no mundo. Governos perceberam que deixar “o mercado resolver tudo” costuma resultar em desigualdade, baixa sofisticação produtiva e crises recorrentes. A proposta dos autores é clara: se o Estado vai intervir, que o faça com inteligência e propósito.

O conceito central do trabalho é o de condicionalidades. Em termos simples, não basta dar subsídios, crédito ou incentivos fiscais. É preciso exigir contrapartidas das empresas beneficiadas. Essas condicionalidades alinham o comportamento do setor privado com objetivos públicos, como inovação, sustentabilidade e inclusão.

Os autores desenvolvem uma taxonomia das condicionalidades, organizando diferentes tipos de exigências que podem ser usadas pelos governos. Isso inclui metas de investimento, criação de empregos, transferência de tecnologia, desempenho exportador e até compromissos ambientais. Ou seja, não é só “toma o dinheiro e boa sorte”.

Um ponto importante é que as condicionalidades ajudam a resolver um problema clássico: o risco de captura do Estado por interesses privados. Sem regras claras, políticas industriais viram apenas transferência de renda para empresas bem conectadas politicamente. Com condicionalidades bem desenhadas, o apoio público passa a depender de desempenho.

O artigo também destaca que o Estado não deve atuar apenas como “corretor de falhas de mercado”, mas como formador de mercados. Isso significa direcionar investimentos para áreas estratégicas, como transição energética e tecnologias avançadas. Aqui entra a ideia do Estado empreendedor, bastante associada à própria Mazzucato.

Outro argumento relevante é o de compartilhamento de riscos e recompensas. Quando o Estado financia projetos inovadores, ele assume riscos elevados. Portanto, é razoável que também participe dos ganhos quando esses projetos dão certo. Condicionalidades podem incluir mecanismos de retorno financeiro ou social para o setor público.

Os autores apresentam diversos estudos de caso internacionais, mostrando que condicionalidades já foram usadas com sucesso — e também com fracasso. Em alguns países asiáticos, por exemplo, incentivos foram condicionados a desempenho exportador, o que ajudou a criar indústrias competitivas globalmente. Em outros casos, a falta de monitoramento levou a desperdício de recursos.

Um ponto crítico é a capacidade estatal. Não adianta criar condicionalidades sofisticadas se o governo não consegue monitorar e cobrar resultados. Implementação exige burocracias competentes, transparência e mecanismos de avaliação contínua. Sem isso, a política vira uma lista bonita no papel e irrelevante na prática.

O trabalho também discute o equilíbrio delicado entre flexibilidade e rigidez. Condicionalidades muito duras podem desestimular investimentos; muito frouxas, não servem para nada. O desenho ideal depende do setor, do estágio de desenvolvimento e dos objetivos da política pública. Sim, dá trabalho. Não, não existe fórmula mágica.

Por fim, o artigo conclui que condicionalidades são uma ferramenta essencial para uma política industrial moderna. Elas permitem que o Estado não apenas estimule o crescimento, mas direcione esse crescimento para objetivos socialmente desejáveis. No fundo, a mensagem é simples: se o dinheiro é público, o resultado também deveria ser. Parece óbvio, mas aparentemente ainda precisa ser escrito em paper acadêmico para convencer todo mundo.

1 thought on “Política Industrial com Condicionalidades: Como o Estado Pode Parar de Dar Dinheiro à Toa”

  1. Excelente alerta com as “condicionalidades” próprias dos itens e modalidades de um texto esclarecedor porque detalhado e justificado. Mobiliza para acompanhamento das matérias que você traz e…. E como está o Brasil como estado fiscalizador e empreendedor nos termos deste tema? Onde encontrar um acompanhamento e seis relatórios? Em ministérios ( Economia, Ciência e Desenvolvimento, Meio Ambiente, etc?); jornais e canais especializados? Artigos?)

Deixe uma resposta