Por que Fazer Biscoito Não é a Mesma Coisa que Fazer Chip: Capital, Escala e Produtividade Setorial

Quando a gente fala em “produtividade da indústria”, parece que estamos falando de um bloco único: como se produzir biscoito, montar carro, refinar petróleo ou fabricar chip fosse tudo igual. Não é. A produtividade é profundamente setorial, e a diferença central costuma vir de três fatores:

Intensidade de capital (quanto equipamento caro por trabalhador), Economias de escala (quanto maior a escala, menor o custo médio), Economias de escopo (usar a mesma estrutura para fazer vários produtos).

Quanto mais um setor combina esses três elementos, maior tende a ser sua produtividade – e, por consequência, salários, exportações e capacidade de puxar o resto da economia.

1. Capital intensivo = muita máquina por trabalhador

Setores como refino de petróleo, petroquímica, siderurgia, papel e celulose, automóveis, aeronáutica, semicondutores exigem investimentos gigantescos em plantas, máquinas, automação, P&D, controle de qualidade. Cada trabalhador opera, supervisiona ou coordena milhões de dólares em capital físico e tecnológico.

Resultado: com uma equipe relativamente pequena, essas plantas conseguem produzir enormes volumes por hora, com precisão, padronização e baixo desperdício. A produtividade por pessoa é altíssima.

Compare isso com uma fábrica de biscoitos, confecções simples ou móveis de baixa complexidade. Há máquinas, claro, mas em geral o valor de capital por trabalhador é muito menor. A tecnologia é mais simples, a automação é limitada, e o ganho de produtividade por trabalhador tende a ser bem mais modesto.

2. Economias de escala: quanto mais produz, mais barato fica

Setores de alta produtividade costumam ser aqueles em que vale muito a pena produzir em grande escala.

Exemplos:

Refino de petróleo: uma grande refinaria dilui custos fixos (engenharia, manutenção pesada, sistemas de segurança, TI) num volume gigantesco de barris. Siderurgia: altos-fornos e laminações rodam 24/7; desligar é caríssimo. Quanto mais toneladas por ano, menor o custo médio. Indústria automobilística: plataformas globais, linhas de montagem altamente automatizadas, fornecedores integrados – a escala reduz brutalmente o custo por unidade.

Já setores como panificação artesanal, pequenas fábricas de biscoito regionais ou oficinas de móveis sob medida têm bem menos possibilidade de explorar economias de escala. Mesmo quando crescem, esbarram em limites: demanda local, logística, necessidade de customização etc. A produtividade sobe, mas muito menos.

3. Economias de escopo: um mesmo ativo gerando vários produtos

Outro motor de produtividade é a capacidade de usar a mesma base de capital e conhecimento para gerar vários produtos – as famosas economias de escopo.

Um complexo petroquímico transforma a mesma matéria-prima (nafta, gás natural) em dezenas de produtos: eteno, propeno, plásticos, fertilizantes, solventes, fibras sintéticas. Uma planta de química fina e farmacêutica usa a mesma infraestrutura de P&D, laboratórios e equipamentos para desenvolver e fabricar múltiplas moléculas e medicamentos. Uma fábrica de chips usa a mesma “sala limpa”, os mesmos equipamentos de litografia e o mesmo know-how de projeto para produzir várias famílias de semicondutores.

Essa multiplicidade de produtos, a partir de uma mesma base de capital e conhecimento, espalha custos fixos por várias linhas de receita e aumenta muito a produtividade global do setor.

Num negócio mais simples, como biscoitos básicos, a margem de escopo é bem menor: muda o sabor, o formato, a embalagem, mas a sofisticação tecnológica e a gama de produtos com alto valor agregado são limitadas. A fábrica pode ser eficiente, mas raramente atinge a produtividade de um complexo químico ou eletrônico.

4. Exemplos concretos: biscoito x química x chips

Indústria de biscoitos Menor intensidade de capital, tecnologia relativamente padronizada, muita concorrência, margens pressionadas. Produtividade razoável, mas limitada: é difícil multiplicar por 10 o valor produzido por trabalhador. Indústria química/petroquímica Altíssima intensidade de capital (plantas bilionárias), forte conteúdo tecnológico, economias de escala e escopo. Produtividade por trabalhador muito maior, com produtos intermediários que alimentam toda a cadeia industrial (plásticos, fertilizantes, insumos para fármacos, tintas, fibras etc.). Indústria de semicondutores (chips) É o extremo: fabs que custam dezenas de bilhões de dólares, tecnologia de fronteira, altíssima automação. Cada engenheiro ou técnico está associado a um volume de capital e de valor agregado imenso. A produtividade aqui é de outro planeta em comparação com alimentos processados simples.

Dizer que a produtividade “é a mesma” em todos esses setores, ou que não há especificidade setorial, é ignorar completamente essa estrutura tecnológica e de capital.

5. Por que isso importa para política industrial e desenvolvimento

Se a produtividade é setorialmente específica, então a estratégia de desenvolvimento não pode ser neutra: não basta “deixar o mercado escolher” entre fazer biscoito ou chip. Países que enriqueceram fizeram transição da base produtiva para setores mais intensivos em capital, tecnologia, escala e escopo – química, máquinas, eletrônicos, aeronáutica, fármacos, TIC.

Isso não significa abandonar alimentos ou bens simples; significa reconhecer que, se a economia fica presa em setores de baixa intensidade de capital e pouca escala, a produtividade média do país fica limitada. Já quando o país consegue construir uma base em setores complexos – mesmo que ocupem uma fatia menor do emprego total – eles puxam a produtividade, os salários e as exportações do conjunto.

Em resumo: sim, produtividade tem especificidade setorial, e não é detalhe. Setores intensivos em capital, com grandes economias de escala e escopo, tendem a ser muito mais produtivos que atividades simples como fazer biscoito. A boa política econômica é justamente ajudar a economia a subir essa escada produtiva.

Deixe uma resposta