*escrito com Edouard Mekhalian
Hoje os dados sobre a China em relação a modernização de suas indústrias/manufaturas é impressionante. 1/3 da produção global de robôs industriais do planeta está indo para a China. São mais de 150.000 robôs por ano que são instalados nas manufaturas chinesas, sendo que aqui no Brasil, quando muito chegamos a 2.000 robôs vendidos de todos os fabricantes mundiais, simplesmente ridículo.
Estamos virando uma economia do tipo “25 de Março”. O Brasil está perdendo a corrida das maquinas e da produção de manufaturas e bens complexos. Somos cada vez mais uma economia obsoleta. Para o que produzimos os robôs não são necessários. O desaparecimento da industria no Brasil nos transformara numa economia de pequenos comércios, sem sofisticação produtiva. A mecanização e alcance de economias de escala depende da industria, de atividades que são “tecnologicamente progressivas” segundo W. Baumol. Nesse último caso as economia de escala e escopo estão mais presentes, por isso os ganhos de produtividade são muito mais elevados. Algo parecido pode ocorrer com os serviços sofisticados: marketing, design, IT, finanças, advocacia, etc. Para Baumol o aumento de produtividade ocorre principalmente no setor de bens. Os serviços não empresariais não conseguem aumentar produtividade de forma relevante: músicos, educação, garçons, cabeleireiros. São iguais em todos os lugares.
*https://ifr.org/ifr-press-releases/news/robot-density-rises-globally
**https://qz.com/1472274/industrial-robot-adoption-by-country-versus-forecasts/
Desculpe mas esse gráfico está furado. Robôs são utilizados principalmente na industria automobilistica e eletro-eletronica.
A Alemanha nem aparece no grafico e tem grandes quantidades em operaçao, alem de fabricá-los. Estados Unidos idem. Portugal em 3. lugar??? kkkkk não deve ter nenhum depois que fechou a Autoeuropa.
Nova Zelandia e Grécia podem ter talvez uns robôs aspiradores de pó domésticos…
Com o parque industrial brasileiro sendo desmantelado desde 1991 é óbvio que o futuro é a miséria de 90% da população, enquanto os 5-10% de funcionarios publicos e os donos do agro-business representam o sucesso da Nova Ordem Mundial….
Os dados são de 2016 e referem-se à instalação total de robôs para cada 10.000 empregos — naquele ano.
prezado Jean, o gráfico acima, é o segundo de um total de dois, e apresenta apenas os países que estão abaixo da média mundial…por algum motivo, deixaram de publicar no artigo o gráfico com os países que estão acima da média mundial, onde estão citados Alemanha, EUA e outros.
Sim, está faltando a primeira parte deste gráfico, que inclui os países que estão muito acima dessa média mundial de 74 robôs por 10.000 trabalhadores em chão de fábrica.