Só países ricos e de renda média são capazes de produzir carros, por quê?

A rede abaixo com 117 países e 4.822 links mostra a configuração do comercio mundial de carros representada pelos principais exportadores do mundo. Japão se destaca exportando para 204 países em 2014, de um total de 234 países no mundo. Quanto maior o HUB, maior a quantidade de países atingidos pelo pais exportador. Trata-se de uma rede complexa bastante interessante em que alguns países HUB mandam e o resto segue. O setor automotivo no mundo depende de enormes externalidades de rede e economias de escala para operar (e por isso tem altíssima produtividade). Temos uma dinâmica industrial de aglomeração do tipo “Krugman” nessas industrias. Uma abertura generalizada de todos os mercados do mundo criaria alguns grandes clusters (first mover advantage) em algumas plataformas exportadoras (Coreia, Japão, China, EUA e Europa). Na verdade ja e’ assim hoje, no mundo e no Brasil. Os mapas abaixo mostram alguns detalhes de exportadores de carros mundo afora.

carros_4500_links
4-FullSizeRender3-FullSizeRender2-FullSizeRender1-FullSizeRender

onde são feitos os motores do mundo:

História da SAIC na China:  https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Shanghai_Automotive_Industry_Corporation

produção de veículos no mundo: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_motor_vehicle_production

4 thoughts on “Só países ricos e de renda média são capazes de produzir carros, por quê?”

Deixe uma resposta