Produtividade intra-setores e entre-setores: ou por que o trabalhador industrial é mais produtivo do que o cabeleireiro?

Rodrik traz uma perspectiva muito relevante para o estudo da produtividade em países emergentes. Destaca dois tipos de ganhos de produtividade relevante nos países: “within” e “between”. Nos aumentos de produtividade “within” um setor fica mais eficiente; digamos um cabeleireiro corta mais cabelos por dia ou uma fábrica produz mais carros por dia. Nos aumentos de produtividade “between” uma economia consegue “converter” cabeleireiros em trabalhadores de fabrica; nesse caso a produtividade aumenta muito mais pois as fábricas tem mais economias de escala e escopo do que os salões de corte de cabelos. O potencial de aumento de produtividade pela via “between” (também chamada de mudança estrutural de uma economia) é muito maior do que pela via “within”. No trabalho abaixo Rodrik apresenta essas medidas para países da América Latina e África dos últimos anos.

*paper Rodrik sobre America Latina e Asia,

**paper Rodrik sobre papel da Industria

A abertura comercial dos 1990 reduziu a produtividade agregada da economia brasileira?

Brasil: a economia da padoca

Baumol explica porque a indústria é mais produtiva do que os serviços

*fonte do grafico: http://drodrik.scholar.harvard.edu/files/dani-rodrik/files/globalization_structural_change_productivity_growth_with_africa_update.pdf?m=1435002696

2 thoughts on “Produtividade intra-setores e entre-setores: ou por que o trabalhador industrial é mais produtivo do que o cabeleireiro?”

Deixe uma resposta