Semicondutores, caminhos para a Superação da Dependência Tecnológica no Setor e o Papel da CEITEC 

*texto resumo da Tese de Doutorado de Adão Villaverde (PUCRS/Tecnopuc)

tese aqui: TESE VILLA Os SemiC, o Caminho para a Superação da Dependência tecnológica no Setor e o Papel da CEITEC 25 Out 2023 (1)

Estão em curso mudanças e transformações não apenas nos ativos tangíveis, mas sobretudo na forma como os indivíduos trabalham, vivem e se relacionam em sociedade. Neste contexto é que temos que compreender a importância da microeletrônica e a produção de semicondutores. Este trabalho analisa qual a estratégia do Brasil no campo dos semicondutores, bem como  o papel, objetivos, estratégia, planejamento, governança, gestão e resultados da fábrica de chips CEITEC, Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada, localizada em Porto Alegre, RS, Brasil. Única fábrica de semicondutores abaixo do México com possibilidade de solução completa (front end) de semicondutores.  Resultado de fundamentais políticas públicas dos Estados brasileiro e riograndense e município, associados à academia e ao setor empresarial. O estudo investigou o passo-a-passo do domínio e capacidade de pesquisar, desenvolver, prototipar, fabricar e comercializar chips, propondo sugestões e ajustes aos seus impasses. E além é claro, de ter também como estratégia a superação do déficit tecnológico do país no campo dos semicondutores, onde seu conhecimento, saber e domínio são os principais ativos intangíveis para transformar a inovação tecnológica em valor às organizações e à sociedade. O Brasil, apesar de ter uma indústria que cresceu nos últimos tempos, ainda tem um deficit tecnológico na área eletroeletrônica, enorme. Nosso Ecossistema de Inovação de Semicondutores é composto de 8 empresas de Design Houses, 20 Empresas Encapsuladoras (back end) e 1 Fábrica de solução completa (front end), que é a CEITEC, que está sendo retomada. Existe hoje no país mercado para o front end, para os nominados chips maduros, de nodo de precisão intermediários, independente da rota tecnológica a ser percorrida. Temos requisitos básicos exigidos para esta manufatura, que pode ser atualizada com um valor de 10% ou menos, do que custaria construir uma fábrica nova, para uma tecnologia na casa de 100 a 80 nanometros.

Refs:

https://youtube.com/watch?v=-CrssbuaI44&feature=shared

https://www.linkedin.com/posts/ad%C3%A3o-villaverde-18121856_south-summit-qual-%C3%A9-a-estrat%C3%A9gia-do-brasil-activity-7177032472445022208-w53C?utm_source=share&utm_medium=member_android

Deixe uma resposta