*escrito com Wilson Andrade
O Stark é o primeiro jipe desenvolvido pela TAC Motors (Tecnologia Automotiva Catarinense). A TAC surgiu na cidade de Joinville em 2004. Ela é uma empresa de capital misto (público e privado). Este projeto surgiu da iniciativa da FIESC (Federação das Indústrias do estado de Santa Catarina) e a participação do governo estadual, com objetivo de aproveitar e aprimorar o cluster industrial do Vale do Itajaí formado por grandes fabricantes de peças automotivas na região. Em 2009, após 5 anos de desenvolvimento, a empresa inicia a produção em escala do TAC Stark, seu primeiro modelo. O relativo sucesso na venda do Stark deu incentivos para a projeção de novos modelos e aperfeiçoamento do primeiro lançamento. Seu principal modelo é o off-road Stark 4×4. Neste mesmo ano a fábrica foi transferida para Sobral, no Estado do Ceará, onde recebeu incentivos fiscais através da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará para se instalar no interior do estado. Apesar das muitas lacunas em sua história iniciada em 2006, quando em busca de investidores apresentou seu primeiro protótipo no Salão de São Paulo daquele ano, a TAC Motors conseguiu seguir viva como fabricante artesanal nacional de um único veículo, o 4×4 Stark, que desde seu lançamento em 2013 somou vendas de apenas 217 pessoas. O modelo hoje montado artesanalmente em Sobral (CE) está sendo relançado este mês, dentro de um plano de reestruturação societária da empresa, que prevê a redução do quadro atual de 105 acionistas, abertura de uma enxuta rede de seis concessionárias sob o conceito de clube offroad, além de um programa de investimentos de R$ 150 milhões nos próximos quatro anos para modernizar e ampliar a gama de produtos. O diretor presidente da TAC, Neymar Braga, admite que a empresa nunca conseguiu fazer lucro até agora. A expectativa é de entregar 100 carros este ano, mas seriam necessários ao menos 400 para atingir o equilíbrio financeiro, o que o executivo espera alcançar em cerca de quatro anos. No plano de investimento também está programada a ampliação do número de modelos e a oferta de modelos com câmbio automático. “Para uma empresa do nosso tamanho, com baixo volume, o investimento de R$ 150 milhões é bastante relevante”, diz. A TAC MOTORS é um bom exemplo de que o desenvolvimento brasileiro pode dar certo na simbiose Estado + iniciativa privada. Será que alguma multinacional vai comprar?
http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/15246/ceara-vira-socio-da-tac-na-fabrica-de-sobral
http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/27481/tac-motors-relanca-stark-e-tenta-achar-seu-espaco-no-mercado