Troller, mais uma interessante empresa brasileira comprada por multinacional

*escrito com Daniel Bispo

A Troller foi uma Indústria Automobilística brasileira – cearense – fundada em 1995. A Troller era especialista em veículos especiais como jipes militares e carros-bombeiros, mas ganhou visibilidade ao desenvolver o jipe T4 e a picape Pantanal. Em 2007 a Troller é comprada pela Ford. A Ford resolveu continuar a fabricação do T4, agregando ao jipe brasileiro peças de seus outros produtos, como maçanetas do modelo EcoSport. O argumento utilizado foi de que a Troller não tinha competência para sobreviver e reinvestir. No entanto, a participação da Troller em seu segmento diminuiu e é menor do que era antes de ser adquirida pela Ford.

O Sr. Mário Araripe, antigo proprietário da Troller, diz que os milhares de reais que pagaram pela empresa se transformaram em milhões. Isso porque a real intenção da Ford pela compra foram os incentivos fiscais que a isentava de pagar impostos na linha de montagem, pois a isenção fiscal passou a valer para qualquer de suas fábricas instaladas no nordeste, como o complexo de Camaçari. E o Brasil perdeu mais uma de suas empresas com relativa independência e competência tecnológica no meio automobilístico.

Fontes:

1.https://exame.abril.com.br/revista-exame/o-sobrenome-ainda-nao-ajudou/

2.https://jornaldocarro.estadao.com.br/blog-do-boris/troller-ford-nao-perdoa-as-brechas-da-lei/

3.https://www.icarros.com.br/noticias/lancamentos/troller-t4-muda-sob-comando-da-ford/5186.html

3 thoughts on “Troller, mais uma interessante empresa brasileira comprada por multinacional”

  1. A venda da Troller à Ford é fruto 1] da extorsiva e complexa estrutura tributária brasileira que provoca distorções nos preços relativos e por conseguinte na rentabilidade das empresas; 2] real valorizado reduz a competitividade e dificulta exportação dos jipes da Troller, já que o mercado interno é muito competitivo nesse segmento. Em resumo, política econômica equivocada e sempre procurando o caminho mais fácil.O Estado (União, Estados e municípios) só se interessa em receber sua fatia nos impostos.

    1. Conheci os jipes antes e depois da Ford. A qualidade melhorou demais, acabamento…, tudo. Só não vende mais por ser extremamente caro, não tem air bag e nenhuma dessas inovações tecnológicas como assistente de subida, descida, etc.

Deixe uma resposta