A Tupolev na história da indústria aeronáutica na Rússia

*escrito com Daniel Bispo

Fundada em 1922 na União Soviética, a a estatal Tupolev nasceu com a missão de desenvolver a aviação e mísseis no Leste Europeu. Nessa época, as indústrias de alta tecnologia se concentravam exclusivamente nos países ricos, realidade distante daquilo que existia no Império Russo. Então, os soviéticos precisavam de ter uma fabricante de aviões que atendesse a demanda interna, em vista as hostilidades políticas da época. A necessidade existia, então caberia aos russos cumpri-la.

A Tupolev começou no ramo copiando modelos de aviões estadunidenses. A medida que ganhavam inteligência e experiência no assunto, foram capazes de produzir aviões de performance iguais e até superiores aos do Ocidente, como o bombardeiro TU-160 ‘Blackjack’, que chegava a Mach 2 (duas vezes a velocidade do som) e era capaz de lançar mísseis em altas altitudes, se tornando superior ao seu concorrente estadunidense. O supersônico TU-144, que nasceu pra ser concorrente do Concorde Britânico-Francês, superou o adversário ocidental em velocidade e capacidade passageiros. Esse TU-144, mesmo após o fim da União Soviética, foi usado pela NASA para estudos aerodinâmicos.

Na aviação comercial, de 1960 a 1971 a Tupolev tinha o maior avião comercial do mundo, até a entrada do Boeing 747 no mercado, o turbo-hélice TU-114. O maior sucesso da aviação comercial da Tupolev foi o trijato TU-154, que teve mais de 1000 unidades fabricadas. Sem muita entrada no ocidente, a demanda do bloco socialista, principalmente pela Aeroflot, empresa aérea estatal da URSS e hoje da Rússia, conseguia manter a Tupolev na ativa e operante. A Tupolev já bateu a marca de mais de 18 mil aeronaves entregues, entre aviões comerciais e militares.

Fundada em 1933, também na União Soviética, há a Ilyushin, um centro russo de projeto e fabricação de aeronaves, que fabricou a aeronave militar mais produzida da história, o IL-2 Sturmovik, que junto com seu sucessor, o IL-10, teve um total de 42 mil aeronaves construídas.

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Tupolev

Deixe uma resposta