Um gigante mundial de software industrial, serviços sofisticados não são corte de cabelo!

A AVEVA Group plc, empresa britânica sediada em Cambridge anuncia que chegou a um acordo sobre os termos da aquisição da OSIsoft, baseada em San Leandro, CA, EUA, por um valor de US$ 5,0 bilhões. O acordo criará uma companhia com receita anual de cerca de £ 1,2 bilhão tornando-se a empresa de software mais valiosa do Reino Unido com valor de £ 10 bilhão. Com 93 anos somados de expertise operacional e experiência, as empresas combinarão suas ofertas de produtos complementares reunindo software industrial para engenharia, operação e manutenção da AVEVA com o gerenciamento de dados industriais coletados em tempo real da OSIsoft, apoiando as estratégias de transformação digital e Indústria 4.0 de seus clientes.

A AVEVA se originou como instituto de pesquisa anexo a Universidade de Cambridge e financiado pelo governo britânico conhecido como CADCentre, estabelecido para promover o design auxiliado por computador. Privatizada por Margaret Thatcher em 1983, em 1994 foi comprada pela sua equipe de gestão e listada na bolsa de valores de Londres em 1996. Em 2017  se fundiu com a gigante francesa Schneider Electric, que assumiu 60 por cento do controle acionário. Isso a dobrou de tamanho, garantindo-lhe um lugar no índice FTSE 100 da Grã-Bretanha de empresas blue chip. Valia £ 7,5 bilhões até ontem.

Fundada em 1980 pelo Dr. J. Patrick Kennedy, a OSIsoft é líder global em software e serviços de dados industriais em tempo real. O “PI System” da OSIsoft é o sistema de captura, armazenamento, análise e compartilhamento de dados baseados em sensores industriais em tempo real em todas as operações, que permite conectar fontes distintas de dados de séries temporais (como pressão, temperatura, vazão, geração e consumo de energia) de maneira eficiente, econômica e compactada. Por meio do PI System da OSIsoft seus usuários realizam análises, tomam decisões, otimizam operações e integram dados de produção e financeiros. Esta solução é pioneira no conceito de Big Data por permitir taxas de coleta de milissegundos, compactação e armazenamento de milhões de dados por literalmente décadas.

A AVEVA, com mais de 4.400 funcionários em 80 localidades de 40 países, tem mais de 16.000 clientes em todo o mundo que contam com o suporte de um ecossistema de software industrial que inclui 4.200 parceiros e 5.700 desenvolvedores certificados para suas soluções de engenharia, planejamento e operações, desempenho de ativos, monitoramento e controle, atuando em todo o ciclo de vida de ativos e operações de indústrias de capital intensivo. Já a OSIsoft trabalha com mais de 1.000 das principais empresas de energia e serviços públicos do mundo, 38 das 40 maiores empresas de petróleo e gás da Global Fortune, todas as 10 maiores empresas de mineração e metais da Global Fortune, 37 de 50 das maiores empresas químicas e petroquímicas do mundo e 9 entre 10 das 10 maiores empresas farmacêuticas da Global Fortune. As duas já contavam com escritórios e inclusive desenvolvimento no Brasil (resultado de aquisições anteriores) atendendo empresas nacionais como Petrobras, Vale, Votorantim, CPFL Energia e Citrosuco.

O mercado de soluções para a Industria 4.0+ está se consolidando em conhecimento e tamanho. Resta saber se o Brasil quer continuar sendo um espectador ou jogador deste mercado de bilhões de dólares.

Fontes:

https://www.aveva.com/en/about/news/press-releases/2020/aveva-and-osisoft-combine-accelerating-digital-transformation/

https://pages.osisoft.com/corporate-update-aug-2020.html?_ga=2.267151054.1560243339.1598396130-2043055692.1598396130

https://www.barrons.com/articles/u-k-tech-giant-aveva-snaps-up-softbank-backed-u-s-peer-osisoft-for-5-billion-heres-why-it-matters-51598356843

https://trendswide.com/aveva-is-britains-most-valuable-software-firm/

Deixe uma resposta