*escrito com Wilson Andrade
A Xiaomi foi fundada em 10 de abril de 2010 pelo engenheiro eletrônico Lei Jun, na China. Em menos de uma década de existência, a empresa é uma das principais fabricantes de smartphones do mundo, ficando com a quarta colocação entre as principais fabricantes de celulares, com 8% da fatia do mercado mundial, totalizando vendas em 25 milhões de aparelhos no 1°trimestre de 2019, atrás apenas da Samsung, Huawei e Apple, segundo a IDC (International Data Corporation). É uma empresa privada, mas tem um comitê do partido comunista lá dentro (https://amp.scmp.com/news/china/policies-politics/article/1828191/chinas-largest-smartphone-maker-xiaomi-sets-communist)
Os aparelhos da fabricante rodam o MIUI, sistema Android modificado em parceria com a Google. Seus smartphones são bem sucedidos entre os consumidores pela boa qualidade dos aparelhos e pelos preços acessíveis. O último lançamento da Xiaomi é o Mi9, lançado em fevereiro de 2019 para competir com o Galaxy S10 da Samsumg, P30 Pro da Huawei e Iphone Xs da Apple, já pode ser encontrado em torno de 1800 a 1900 reais, no site Mercado Livre. Segundo o site Techtudo, as características do Mi9 são: Tela de 6,39 polegadas com resolução Full HD+ e notch em forma de gota d’água, para abrigar a câmera frontal de 20 megapixels. Na parte de trás, são três sensores de 48, 16 e 12 megapixels, com recursos de inteligência artificial para melhorar a qualidade das fotos. A ficha técnica é avançada, com o processador Snapdragon 855, memória RAM de 6 GB, armazenamento de 128 GB e bateria de 3.300 mAh. A edição global do telefone foi chegou ao lado das variantes Xiaomi Mi 9 Transparent Edition (mais avançado) e Xiaomi Mi 9 SE (edição com ficha técnica intermediária).
A gigante chinesa produz além de smartphones de ponta, diversos produtos eletrônicos. Recentemente, lançou seu primeiro notebook, o Redmi Book 14. Em parceria com a montadora também chinesa FAW, a empresa entra no mercado automotivo com o lançamento da SUV BestuneT77, seu primeiro automóvel. A primeira SUV da Xiaomi tem potencia máxima de 143hp e seis versões com preço a partir de U$S13mil no mercado chinês, incluindo o sistema interface MIUI e o sistema de InterligênciaArtificial da marca, XIAO AI. A XIAO AI concorrerá com os sistema de Inteligência Artificial da Apple, Siri, e a Alexa da Amazon. Video que gravei sobre o tema:
Sobre o tema:
https://olhardigital.com.br/video/xiaomi-lanca-seu-primeiro-automovel/84415
https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/xiaomi-mi-9.html
otimo texto!