*escrito por Uallace Moreira para o BLOG
Os grandes conglomerados da Coreia do Sul, conhecidos como Chaebols, estão aumentando suas doações para ajudar a população durante a crise, principalmente para complementar o plano de ação social do governo do país. Samsung, Hyundai, LG e outros conglomerados estão cumprindo suas atividades de responsabilidade social corporativa (CSR) aumentando seu apoio financeiro à comunidade, principalmente por causa da crise da Covid. A Samsung doou 50 bilhões de wones (US$ 46 milhões) para o Community Chest of Korea,em 1º de dezembro. O grupo observou que a doação será usada para apoiar a educação de jovens,custos de vida para os socialmente vulneráveis e melhorar e instalações de bem-estar social. O Hyundai Motor Group também doou 25 bilhões de wones (US$ 23 milhões) para o Community Chest of Korea. O dinheiro será usado para reduzir a desigualdade social e fornecer ajuda às pessoas que caíram nos pontos cegos dos programas de bem-estar social do governo. O Grupo LG também doou 12 bilhões de wones para o Community Chest of Korea, terça-feira, e seus funcionários realizarão atividades voluntárias não presenciais.
Os Chaebols são empresas nacionais criadas durante a trajetória dos Planos Quinquenais na Coreia, entre os anos 1960 e 1980. São empresas familiares criadas pelo governo para promover o desenvolvimento nacional do país. Os principais chaebols, como Samsung, Hyundai, LG e Daewoo, tinham mais de 80 empresas afiliadas, cada uma participando de uma ampla gama de indústrias, incluindo semicondutores, eletrônicos de consumo, construção, construção naval, automóveis, comércio e serviços financeiros. Ao transformar com sucesso de exportadores de produtos baratos em grandes players mundiais nas últimas duas décadas, os chaebols foram considerados motores de um sucesso sem precedentes da economia. Os chaebols são empresas altamente diversificadas em atividades relacionadas e não relacionadas, deixando claro que estratégias de diversificação relacionadas e não relacionadas visam a diferentes benefícios econômicos e impõem requisitos organizacionais conflitantes às empresas.
Empresas diversificadas relacionadas tendem a obter economias de escopo, que exigem a estrutura em forma de M (MULTIDIVIONSAL) enfatizando a cooperação entre divisões (estrutura cooperativa em forma). Empresas diversificadas não relacionadas são apropriadas para obter os benefícios econômicos dos mercados de capitais internos, que exigem que a estrutura em forma de M enfatize a concorrência entre as divisões (estrutura em forma de M competitiva). O trabalho interno dos grupos de negócios se assemelha à estrutura do formulário M com mais controle e coordenação hierárquica do que a estrutura de holding que envolve empresas legalmente independentes. A coordenação entre divisões é necessária para realizar economias de escopo por meio da transferência de habilidades e compartilhamento de recursos entre as divisões. Além desse envolvimento social, os Chaebols também estão fortemente envolvidos no New Deal na Coreia, amplo plano de investimento público para estimular a economia. New Deal da Coreia é um projeto de investimento de mais de 160 trilhões de wones (US$ 132,67 bilhões, que equivale a quase 10% do PIB da Coreia), destinados para a inovação, sustentabilidade e geração de empregos.
Os grandes Chaebols, conglomerados nacionais da Coreia, aumentaram o investimento em P&D 2% este ano, com investimento de 40,2 trilhões de wones (US$ 37 bilhões). Os gastos das principais empresas sul-coreanas em pesquisa e desenvolvimento (P&D) aumentaram quase 2% nos primeiros três trimestres do ano, apesar das vendas mais fracas em meio à pandemia de coronavírus. Os gastos com P&D de 217 grandes empresas totalizaram 40,2 trilhões de wones (US$ 37 bilhões) no período de janeiro a setembro, um aumento de 2,03% em relação ao ano anterior, de acordo com os dados do CEO Score. A Samsung Electronics Co., maior fabricante mundial de smartphones e chips de memória, foi de longe o maior investidor em P&D, com 15,9 trilhões de wones, tornando-se a única empresa a gastar mais de 10 trilhões de wones. LG Electronics Inc., SK Hynix Inc., Hyundai Motor Co., LG Display Co. e Kia Motors Corp. gastaram cada uma mais de 1 trilhão de wones. Junto com a Samsung, eles responderam por 65,2% do total. Naver, gigante do portal de Internet, registrou a maior proporção de gastos com P&D para vendas de 25%, seguida pela grande empresa farmacêutica Hanmi Pharmaceutical com 23,4% e o principal desenvolvedor de jogos para celular Netmarble Games com 20,6 por cento. Esse indicador só mostra, mais uma vez, o poder de mercado que essas grandes empresas têm na Coreia do Sul. É um processo de concentração de mercado em busca de escala e escopo, construído historicamente pelo Estado, como mostro nesse meu artigo
Os Chaebols também estão aumentando suas doações para ajudar a população durante a crise, principalmente para complementar o plano de ação social do governo do país. Samsung, Hyundai, LG e outros conglomerados estão cumprindo suas atividades de responsabilidade social corporativa (CSR) aumentando seu apoio financeiro à comunidade, principalmente por causa da crise da Covid. A Samsung doou 50 bilhões de wones (US$ 46 milhões) para o Community Chest of Korea,em 1º de dezembro. O grupo observou que a doação será usada para apoiar a educação de jovens,custos de vida para os socialmente vulneráveis e melhorar e instalações de bem-estar social. O Hyundai Motor Group também doou 25 bilhões de wones (US$ 23 milhões) para o Community Chest of Korea. O dinheiro será usado para reduzir a desigualdade social e fornecer ajuda às pessoas que caíram nos pontos cegos dos programas de bem-estar social do governo. O Grupo LG também doou 12 bilhões de wones para o Community Chest of Korea, terça-feira, e seus funcionários realizarão atividades voluntárias não presenciais.
Os Chaebols são empresas nacionais criadas durante a trajetória dos Planos Quinquenais na Coreia, entre os anos 1960 e 1980. São empresas familiares criadas pelo governo para promover o desenvolvimento nacional do país. Os principais chaebols, como Samsung, Hyundai, LG e Daewoo, tinham mais de 80 empresas afiliadas, cada uma participando de uma ampla gama de indústrias, incluindo semicondutores, eletrônicos de consumo, construção, construção naval, automóveis, comércio e serviços financeiros. Além desse envolvimento social e investimento em P&D, os Chaebols também estão fortemente envolvidos no New Deal na Coreia, amplo plano de investimento público para estimular a economia. New Deal da Coreia é um projeto de investimento de mais de 160 trilhões de wones (US$ 132,67 bilhões, que equivale a quase 10% do PIB da Coreia), destinados para a inovação, sustentabilidade e geração de empregos. Veja meu artigo sobre o New Deal (https://rib.ind.br/new-deal-sul-coreano-um-projeto-nacional-de-desenvolvimento/)
Fontes:
https://scielo.br/scielo.php?pid=S0104-06182017000300585&script=sci_abstract&tlng=pt
https://rib.ind.br/new-deal-sul-coreano-um-projeto-nacional-de-desenvolvimento/
http://m.koreaherald.com/view.php?ud=20201209000768
https://rib.ind.br/new-deal-sul-coreano-um-projeto-nacional-de-desenvolvimento/
https://www.koreatimes.co.kr/www/tech/2020/12/129_300631.html
https://rib.ind.br/new-deal-sul-coreano-um-projeto-nacional-de-desenvolvimento/